Colagem-Ponto-3-Firmamento-d.jpg
Antropurbanarquitetura
Carlos Eduardo Rodrigues Duarte

Carlos Eduardo Rodrigues Duarte

Orientação:

Patrícia Pimenta

2002/2

tcc

Antropurbanarquitetura.
Uma ação pela animação urbana e integração humana.
Compreender a cidade como um conjunto integrado, onde a arquitetura é responsável pela constituição da sua imagem . Acreditar que o espaço tem capacidade vitalizadora de estabelecer uma integração humana, vislumbrada a partir de um diálogo urbano que resgata valores individuais capazes de fazer o sujeito reconhecer seu papel cidadão.
Identificar e ressaltar potencialidades existentes no terreno, valorizando elementos históricos de valor simbólico para a população, associadas a um desenho de natureza inovadora no contexto urbano, garantem a necessária coerência da proposta.
O projeto repropõe o existente anexando a este elementos que o potencializam, conferindo novos significados ao espaço, em todos os níveis - do local ao global; do individual ao coletivo -, criando um mecanismo de tensão no qual a intervenção surge como um projeto de integração urbana e humana, recuperando papel de lugar público de convívio à cidade, ou seja, remonta o valor de lugar a um recorte urbano, que se torna centralidade por sua capacidade de integração para cidade e recria o sentido existencial do indivíduo.
Contitui-se de um edifício de habitação multifamiliar para famílias com renda mensal entre cinco e oito salários (sendo 9 apartamentos de um quarto, 12 de dois quartos e 3 de três quartos áreas internas diversas, entre 36m2 e 131m2); uma lavanderia coletiva; 12 pontos comerciais (com área variando de 10 a 50m2, existindo a possibilidade de redivisões e ampliações) destinadas a comércio local ; um campo de futebol; equipamentos de suporte à estrutura criada, tais como vestiários e sanitários e estacionamento em dois pavimentos com 109 vagas para os moradores, comércio e usuários do espaço. O programa é o elemento que fundamenta todo o princípio do projeto de criar um centro de integração urbana e humana, tendo nas atividades que agregam suporte para que o lugar seja auto-sustentável e garanta a diversidade imprescindível para animação do espaço público.


Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title

Carlos Eduardo Rodrigues Duarte

logo_faued_sem_fundo.png
logo-ufu.png