Colagem-Ponto-3-Firmamento-d.jpg
Faued - Um Novo Ambiente De Instrução Em Formação

Pedro Henrique Viana Silva

Pedro Henrique Viana Silva

Orientação:

Juliano Carlos Cecílio Batista Oliveira

2018/2

tcc

Construir, desconstruir e reconstruir, estas três palavras podem ser interpretadas de diversas formas com base no contexto em que são empregadas, quando falamos de um espaço de ensino, como uma faculdade, estas palavras conseguem traduzir o que é o processo de formação de um estudante, o qual são trabalhados conceitos ligados à aspectos sociais, questões técnicas, expressões artísticas e outros.
O presente trabalho tem como tema a elaboração de uma proposta projetual para um novo edifício capaz de abrigar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia. Seu desenvolvimento parte de uma visão crítica e afetuosa sobre a história da faculdade que teve sua origem no extinto curso de Decoração, que integrava o Departamento de Artes da UFU, fato que fez com que os cursos que compõem a faculdade (Arquitetura e Urbanismo e Design) compartilhassem o mesmo edifício da unidade acadêmica do Departamento, o que gerou diversos arranjos espaciais de caráter temporário que acabaram se tornando permanente e hoje são justificativa para muitos problemas enfrentados pela faculdade.
Além das dificuldades relativas ao espaço físico da faculdade a motivação que alicerçou a escolha do tema deste trabalho se deu a partir da constatação da existência de uma relação quase paradoxal entre a cidade e a Faculdade. Visto que a formação de um Arquiteto e Urbanista ou Designer atribui ao indivíduo o importante papel de pensar, projetar e intervier ativamente na sociedade, seja na escala de um panfleto publicitário até mesmo na implantação de um plano diretor, estas atribuições requerem uma responsabilidade pois intervêm de modo efetivo na vida de um coletivo.
Desconstruir conceitos e reconstruir a realidade pode ser a base para a formação de um profissional pensante capaz de analisar diversos contextos a fim de garantir o bem-estar geral e com referência neste objetivo, o projeto proposto para a nova unidade acadêmica da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design, pretende implantar a faculdade de modo mais eminente no tecido urbano, configurando um espaço mais acolhedor, que propicie mais trocas de conhecimentos e experiências entre a faculdade e a sociedade.
O partido projetual propõem uma inserção urbana convidativa, que facilite o acesso e o convívio na faculdade, sejam daqueles que pertencem a sua unidade acadêmica ou aos que buscam espaços para vivenciar a cidade. O projeto pretende elaborar edifícios funcionais que atendam as demandas da faculdade, flexíveis o bastante para se adaptarem as demandas futuras e que possam contribuir com a paisagem urbana de seu entorno.
O conceito de quadra aberto veio de encontro com a presente proposta projetual, pela necessidade dos arquitetos e urbanistas e designers de estarem próximos aos seus objetos de estudo, e isso se espelha na formação acadêmica, pois os estudantes precisam vivenciar os exemplos estudados para que possam aprender como aplicados. A proposta da faculdade inserida no centro da cidade de Uberlândia, com uma implantação que se comporta como percurso, espaço de acolhimento, atração e ambiente de formação, poderá conferir tanto aos discentes quanto a toda população da cidade novas experiências de uso para um edifício público.

Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title

Pedro Henrique Viana Silva

logo_faued_sem_fundo.png
logo-ufu.png