Colagem-Ponto-3-Firmamento-d.jpg
Reminessência
Galocha Azul

Galocha Azul

Orientação:

Gabriela Carneiro, Denise Geribello.

2021/1

extensão

Equipe: João Pedro Caixeta, Karen Santine, Lorena Antunes , Neemias Souza, Pedro Paulo Normando, Raphaela Ferreira, Raul Wylhelm Faria.
Orientadoras: Gabriela Carneiro, Denise Geribello.

Diante da nova realidade pandêmica, na qual houve forte separação física entre a comunidade acadêmica e o campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, surgiu uma vontade de reaproximar usuário ao espaço físico por meios virtuais. Esse desejo começou a ser moldado no início de 2020, quando foi criado o grupo de extensão Galocha Azul com o objetivo de discutir a relação entre tecnologia e memória, promovendo experimentações na intersecção entre essas áreas e o campo da arquitetura.

O interesse do trabalho do grupo reside na interseção de duas dimensões. Uma é da tecnologia digital, utilizada como ferramenta capaz de criar repositórios, acessar, escrever e reescrever memórias. A tecnologia, com suas características procedimental, participativa, enciclopédica e espacial, faz com que seja possível gerar dados, interpretá-los e criar diferentes formas e estruturas para acessá-los. A segunda dimensão, da memória, é entendida como base para forjar a identidade e fortalecer os laços comunitários, um processo dinâmico que atualiza lembranças a partir de um olhar do presente e, consequentemente, atualiza a percepção das pessoas em relação ao seu contexto. Dessa forma, o grupo procura pensar as pessoas como parte de uma narrativa maior, convidando-as a interagir com os pedaços das memórias coletivas, e explorando o potencial tecnológico a partir da estética e da poética do meio digital.

Dentro desse contexto, o Galocha Azul tira partido das ferramentas digitais para fortalecer a relação das pessoas com o ambiente físico do campus Santa Mônica através da aplicação de realidade virtual Reminessência. O nome do projeto foi originado da junção das palavras reminiscência, o poder de conhecer a verdade pela recordação do passado, e essência. Para desenvolver a ideia do campus virtual foi construído um formulário para coletar relatos de convivência, saudades e experiências relacionadas principalmente ao bloco 5OB do campus. O objetivo do levantamento foi compreender quais elementos despertam a lembrança nos usuários em relação ao espaço, evidenciando os critérios norteadores para a elaboração do projeto. A partir das respostas obtidas foi elaborada a proposta de uma experiência interativa e imersiva que possibilita a interação da comunidade com as memórias do espaço.

Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title

Galocha Azul

logo_faued_sem_fundo.png
logo-ufu.png