Colagem-Ponto-3-Firmamento-d.jpg
Requalificação do Parque do Sabiá em Uberlândia - MG
Edimilsom Peres Castilho

Edimilsom Peres Castilho

Orientação:

Maria Eliza Guerra

2000/2

tcc

Esse Trabalho Final de Graduação tem como proposta a Requalificação Paisagística do Parque do Sabiá em Uberlândia, que consiste na revisão da estrutura física do parque e na valorização do seu potencial ambiental visando adaptá-lo e reorganizá-lo de acordo com as novas necessidades da população, trazendo benfeitorias à saúde do homem e promovendo áreas de convívio social em contato com o meio ambiente.
Nas últimas décadas, a cidade de Uberlândia localizada no Triângulo Mineiro sofreu um acelerado processo de crescimento e transformações socioeconômicas que, aliada à topografia planificada do cerrado onde o relevo suave é propício à expansão urbana, promoveu uma cidade “espalhada” que suprimiu rios, córregos, nascentes, vegetação nativa e muito mais.
Na tentativo de amenizar os impactos causadas por esse planejamento predatório, a Prefeitura Municipal de Uberlândia inaugurou no dia 07 de novembro de 1982 uma grande Reserva Ambiental denominada Parque do Sabiá, visando oferecer um espaço público acessível destinado a recreação, educação ambiental e convívio social. A verba reservada à construção do parque foi prevista entre os anos de 1972 e 1973, logo após a instauração da Lei nº 1925, de 28 de junho de 1971, que autorizou as obras do Parque do Sabiá. Porém o início das obras aconteceu somente em junho de 1977.
Localizado a 2,5 Km do centro da cidade, o Parque do Sabiá possui uma área de 1.850.000 m², recoberta por bosques, nascentes, lagoas, veredas que conformam uma das maiores Áreas Verdes do perímetro urbano. Além de reserva nativa de vegetação de cerrado, que abriga uma quantidade considerável da flora e fauna brasileira dessa região, faz parte da estrutura do parque: um Zoológico Municipal, um Pavilhão de Aquários Púbicos, o Horto Municipal, o Estádio Municipal João Avelange com capacidade para 75 mil lugares, além de inúmeros parques infantis, quadras poliesportivas, campos de futebol e até uma piscina pública.
O projeto de Requalificação do Parque do Sabiá busca resgatar e valorizar a bela Paisagem Natural e Humana dessa importante Unidade de Conservação da cidade de Uberlândia, estabelecendo um programa de atividades que contemple usos culturais, esportivos, recreativos e educativos, além de contribuir com a manutenção e conservação do meio ambienta e do microclima, visando a qualidade de vida tanto da população do entorno, quanto de toda cidade.

Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title
Add a Title

Edimilsom Peres Castilho

logo_faued_sem_fundo.png
logo-ufu.png