



CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
25 ANOS
A Semana de Arquitetura e Urbanismo (SemanAU) é uma ação que integra as comemorações dos 25 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia - FAUeD/UFU. A proposta da SemanAU se constitui como a primeira etapa dos eventos que integrarão as comemorações do aniversário do curso. Está programada uma série de lives de palestras, mesas redondas, lançamento de concursos, e a abertura de uma Exposição Virtual desenvolvida para o evento com seleção de trabalhos dos discentes e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU.
Histórico do curso
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia completa 25 anos em 2021. O curso foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino no ano de 1995 e implantado em 1996, tendo suas origens vinculadas ao antigo Departamento de Artes Plásticas da UFU.
A Universidade Federal de Uberlândia é a única que oferece Curso de Arquitetura e Urbanismo gratuito na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Além disso, as Universidades Federais mais próximas, que oferecem cursos de Arquitetura e Urbanismo são a Universidade de Brasília, a Universidade Estadual de Goiás – Regional Cidade de Goiás, Universidade Federal de Goiás em Goiânia e a Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, situadas a uma distância de 500km, aproximadamente.
Desde a sua implantação, o Curso tem se consolidado como um centro de ensino de qualidade reconhecida, com a premiação de diversos professores, estudantes e egressos em concursos nacionais e internacionais. Projetos de pesquisa relevantes, inclusive com diversas parcerias interinstitucionais nacionais e internacionais e convênios para a mobilidade estudantil, têm produzido resultados que contribuem de forma consistente para o avanço do conhecimento e melhoria da qualidade do ensino e de vida da população.
As ações extensionistas já presentes no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU, passam a ser obrigatórias e ganham nova amplitude. São as ações e os projetos que estendem o conhecimento produzido no ensino e na pesquisa e que têm contribuído, cada vez mais, para uma maior interlocução entre Universidade e Sociedade, propiciando o enfrentamento dos/as estudantes com as necessidades de atendimento à sociedade na produção dos espaços, contribuindo, desse modo, para a solução de problemas sociais, ambientais, urbanos e tecnológicos.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem contribuído também, com a melhoria dos Campi da UFU, com o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos, que se concretizam como ambientes para o aprendizado realizado através da aplicação prática. Estes projetos de extensão permitem o acompanhamento de todo o processo que envolve a formação do arquiteto urbanista pelos estudantes, coordenados por docentes.
Desde a sua aprovação e, sujeito, às atualizações do conhecimento, o curso busca garantir a integração dos diversos campos de conhecimento que compõe o curso: arquitetura, urbanismo, artes, engenharias, ciências sociais, informática, filosofia, geografia, história, entre outros. Dessa forma, a necessidade de superação de uma visão fragmentada, dicotômica da realidade e do conhecimento, da compartimentação dos saberes e da hierarquização das especialidades, está na sua gênese e constitui-se na essência do curso.
Assim, o ensino, a pesquisa e a extensão aliam-se no incentivo à reflexão e aos processos criativos, criando condições reais de especulação, com práticas urbanas e arquitetônicas, por meio de experimentações diversas ou simulações de processos participativos que envolvam a comunidade.
Em suma, neste ano de 2021, aproveitamos o legado histórico comemorativo dos vinte e cinco anos de criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU para refletir sobre o nosso compromisso pedagógico e sociocultural a partir de agora.
Comissão organizadora
Estudantes

Amanda Gabriele Pereira

Ana Victória Paiva
.jpg)
João Pedro Caixeta

Letícia Bemfica

Luiza Cokely Ribeiro

Milena Araújo

Neemias Silva Souza

Skarllat Salvador
Professores

Adriano Tomitão Canas

Lu de Laurentiz

Maria Eliza Alves Guerra
